fbpx
(19) 3738-8800 | (19) 99162-3762

válvula proporcional, também denominada transdutor eletropneumático, é um dispositivo de controle eletropneumático de precisão, aplicável a processos, máquinas operatrizes, robótica, e outros mais. 

Ao lado de produtos como reguladores de pressão pneumática, boosters de volume e relés, a válvula proporcional compõe o quadro de soluções essenciais para a indústria. O equipamento foi projetado como uma alternativa mais leve e econômica para o tradicional regulador motorizado.

COMO FUNCIONA A VÁLVULA PROPORCIONAL

válvula proporcional, ou transdutor eletropneumático I/P, E/P e D/P, recebe um sinal analógico ou digital de controle de entrada e é capaz de convertê-lo em uma saída pneumática regulada que está direta ou inversamente proporcional à respectiva entrada. O dispositivo é preciso, compacto, leve e possui resposta bastante rápida, além de conter em alguns modelos a entrada analógica de realimentação, que viabiliza o controle da variável de processso independente da saída da válvula. 

VÁLVULA PROPORCIONAL E SUAS DIFERENTES TECNOLOGIAS

Existem diferentes tecnologias de controle a depender do modelo de válvula proporcional. A escolha da melhor tecnologia se dá a partir das demandas da indústria e seus processos, que podem variar da necessidade de um modelo mais tradicional como o transdutor eletropneumático que utiliza a tecnologia de bobina de voz até tipos mais recentes e avançados como o sistema que utiliza válvulas solenóides. Entre as principais tecnologias para válvulas proporcionais, destacam-se:

  • Tecnologia piezocerâmica: tecnologia relativamente recente para controle I/P e E/P. Nesse modelo extremamente resistente, um disco de cerâmica piezoelétrica aciona o bocal; 
  • Tecnologia de bobina de voz: tecnologia tradicional de eficiência comprovada. Nesse sistema, um bocal defletor é acoplado a uma bobina de voz que é suspensa por um campo magnético, o que faz com que o sinal eletrônico até a bobina a mova para dentro ou para fora no movimento que abre ou fecha; 
  • Tecnologia Feed and Bleed (alimentação e exaustão): o sistema utiliza válvulas solenóides eletropneumáticas controladas por microprocessador para fornecer alimentação e exaustão a uma câmara de controle. É uma tecnologia muito resistente a choques e vibrações.

VÁLVULA PROPORCIONAL DE QUALIDADE É NA MELO AUTOMAÇÃO

A Melo Automação é uma distribuidora tradicional de produtos e soluções para automação industrial que fornece diversos modelos de válvula proporcional dos melhores fabricantes, além de oferecer produtos pneumáticos, atuadores/cilindros, tubos e conexões rápidas, válvulas diversas, garras industriais e também painéis de comando pneumático, placas de montagem, atuadores com comando e fixações montados, entre outros. A empresa ainda disponibiliza os serviços de levantamento de produtos na linha de produção, executados por profissionais capacitados com grande experiência de mercado.

Confira nossa linha de válvulas

Fechar Menu
×
×

Carrinho